Neste dia não há como não se lembrar de Domício Pinheiro e sua obra, um dos fotógrafos que melhor retratou o futebol em todos os tempos.
O mago da fotografia começou sua atuação na Folha Carioca, trabalhou no jornal Última Hora, mas passou a maior parte da carreira no grupo Estado (1954 a 1989).
Domício versus Pelé
Ele foi o único homem que marcou Pelé em cima durante toda a sua carreira no futebol e nunca levou um drible. A magia da camisa 10 era o seu fascínio, sua motivação, a sua fonte de inspirações. Para o fotógrafo profissional Domício Pinheiro, acompanhar Pelé, onde ele estivesse, era uma religião. Como resultado, ele transformou-se no maior documentador da carreira do Rei que se tem notícia no mundo.
O futebol do Rei Pelé, que encantou povos de todos os continentes com sua genialidade e arte incomparáveis estão registrados na obra “era Pelé – O Atleta do Século” documento histórico fotográfico de Domício Pinheiro, um grande legado para história do esporte, nela constam momentos inesquecíveis, dribles maravilhosos, jogadas fantásticas, gols incríveis protagonizados pelo Rei Pelé e eternizados em fotos por Domício Pinheiro e sua máquina.
O genial fotógrafo também retratou momentos importantes do cotidiano brasileiro durante a ditadura como manifestações populares, militares e religiosas.
O Blog DNA Santástico, na figura de seu mantenedor Edmar Junior, in memoriam parabeniza e agradece ao Sr.Domício Pinheiro por tudo que realizou em sua carreira e pela linda obra que nos deixou.